top of page
Foto do escritormadaoadm

Fluxo de Caixa



Há uma tendência natural de adotar uma opção de controle de fluxo de caixa. Isso se deve em grande parte à baixa complexidade, o que é muito útil para entender, especialmente por usuários externos que não estão familiarizados com termos técnicos. O fluxo de caixa nada mais é do que uma distribuição oportuna de todos os fluxos de caixa gerados pelas operações da empresa, por isso é abordado o conceito de balanceamento simples, acesso ao financiamento, para ajudar no entendimento de todas as pessoas.


Diversas empresas obtêm dados e realizam análises financeiras com o intuito de compreender a saúde financeira da organização. Isso é fundamental para que a empresa consiga definir planos, estabelecer metas, criar estratégias e se estabelecer melhor no mercado. Isso porque os números financeiros mostram se a organização está arrecadando capital de terceiros, se empresa se encontra com déficit em algum setor e até mesmo como estão os rendimentos a partir de investimentos financeiros em determinado segmento. Com essa visão sistêmica de fluxo sobre a organização, essa conseguirá determinar estratégias que podem ajudá-la a se destacar no mercado que se encontra altamente competitivo (LOPES; MENEZES, ARAÚJO, 2000).


Inclusive, esses números ajudam também a organização a criar e desenvolver planos de ação e sugestões de iniciativas. Por isso, qualquer organização precisa fazer análises de fluxos financeiros. O fluxo de caixa é uma apresentação dinâmica dos erários, que fornece ao gerente financeiro um fundo de informações que o ajudará a tomar decisões.


Umas das ferramentas mais utilizadas e importantes nas empresas para adquirir controle administrativo é o fluxo de caixa, já que se baseia na entrada e saídas dos recursos monetários do empreendimento. A análise financeira mostra a "realidade" da situação de um negócio - visto como tal, o gerenciamento financeiro é uma das práticas mais importantes em gerenciamento. (CORRÊA et al., 2005).


Quando o gestor acompanha seu fluxo de caixa diário, é muito mais capaz de prever a escassez de antemão. Isso significa que o gestor estará bem-preparado para isso no momento em que ocorrer. Por exemplo, o gestor pode saber quando é hora de coletar dinheiro pendente ou realizar uma campanha promocional para aumentar as vendas. Isso tira uma grande quantidade de estresse e garante que o gestor esteja mais bem equipado para lidar com isso (LOPES; MENEZES, ARAÚJO, 2000).

 

Benefícios do Fluxo de Caixa


Gerenciamento financeiro é uma atividade vital em qualquer organização. É o processo de planejamento, organização, controle e monitoramento de recursos financeiros, com o objetivo de atingir metas e objetivos organizacionais. Uma das formas mais práticas e eficazes de manter-se em pleno controle, é o gerenciamento do fluxo de caixa, garantindo assim, o cumprimento das obrigações empresariais adquiridas no decurso de suas operações. Haja visto a unanimidade de sua importância no dia a dia empresarial é importante ressaltar os benefícios de sua utilização.


À medida que a empresa cresce, o fluxo de caixa da pequena empresa deve exceder o valor necessário apenas para pagar suas dívidas. Isso ocorre porque o gestor também deve usar parte do fluxo de caixa da pequena empresa para financiar parte do crescimento sem precisar pedir emprestado. De todos os fatores-chave que os credores consideram, o fluxo de caixa é sempre uma das principais considerações.


Há variadas formas de introduzir o Fluxo de Caixa no seu negócio, mas isso deixe que sua contabilidade o auxilie, para o administrador, entender os dados que estão sendo gerados é mais importante do que conhecer sua estrutura, foque no seu negócio, deixe que a contabilidade cuide do resto.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page