top of page

Capital Intelectual e Gestão empresarial


Capital intelectual e Gestão Empresarial

CAPITAL INTELECTUAL

 

2024, era da informação, tecnologias de formatação intelectual, chat GPT, GEMINI, sistema que introduzem dados em uma única ferramenta, ainda assim, um dos maiores valores de uma empresa, é o valor humano. Integrando o valor intangível de uma empresa está o conhecimento agregado a sua mão-de-obra, o conhecimento, a expertise de negócio e sua potencialidade em gerar rendimentos futuros. Portanto, não só a IA tem seu valor, mas extrair dados eficazes e potencializar as ferramentas, eficácia operacional, demanda também do conhecimento agregado ao capital humano que uma empresa possui.


Em todos esses anos, o capital intelectual foi conduzido pela literatura contábil como uma utopia intelectual, pois os indicadores subjetivos gerados através de seus relatórios internos podem gerar informações enviesadas aos agentes externos de uma companhia, aumentando o valor de uma empresa, por isso, o valor do capital intelectual só efetivamente calculado na forma de “GoodWill” em uma possível venda da empresa, e seu potencial futuro.


Em sintase, Capital Intelectual é a soma do capital humano com o capital estrutural da companhia.


O primeiro, sendo as competências e experiências da mão-de-obra disponibilizada pela empresa, sendo elas, por exemplo: Atitudes, Habilidades, Conhecimento, Bons Julgamentos. 


Em segundo, fazem parte da estrutura, a Cultura, Sistemas, métodos de trabalho, e demais saberes que auxiliam a empresa a realizar suas atividades. 


Note então, que ambas necessidades se complementam, capital estrutural e mão-de-obra qualificada a empresa demonstra um potencial futuro coerente com as necessidades do mercado, cada vez mais dinâmico e interativo.


Uma das frases mais icônicas a cerca do tema vem de um dos pensadores mais influentes na área de gestão empresarial, “É a soma de tudo o que todas as pessoas na empresa sabem que lhe dá uma vantagem competitiva no mercado”, de Thomas Stewart. E que se tornaria preceitos do capital Intelectual.


Por que as empresas devem investir em capital intelectual?


Valorizar as pessoas há de ser o conceito primordial de uma sociedade, e porque em uma sociedade empresarial seria diferente? Reconhecimento das pessoas no negócio é um dos valores que empresa nenhuma deve ignorar. A partir do momento que a automação começa a ganhar espaço, as competências humanas são cada vez mais desejadas, como:

  • empatia;

  • liderança;

  • criatividade;

  • comunicação;

  • trabalho em equipe.

 

Reduzir a rotatividade de pessoal


Os ambientes de trabalho com essa característica oferecem motivos para as pessoas permanecerem, como: Construir qualidade de vida, Boas Relações no trabalho, Perspectiva de crescimento.

Além de garantir a empresa vantagem competitiva, melhorar resultados financeiros.

 

Como desenvolver capital intelectual em sua empresa?


Foque no seu negócio, contate sua contabilidade e deixe os dados gerados de forma coerente por sua contabilidade auxiliar nesse processo de gestão, faça de sua contabilidade um parceiro de negócio.

42 visualizações1 comentário

1 Comment


Interessantíssimo, gosto de assunto, legal o ambiente de fomento ao conhecimento.

Like
bottom of page